Glasgow é não só uma das maiores cidades da Escócia como uma das melhores de todo Reino Unido para cidadãos e turistas LGBTs.

Saiba abaixo algumas razões pelas quais inclusive o nome podia mudar de Glasgow pra Glasgay de tão, mas tão friendly… e por que o destino precisa estar no seu roteiro de viagem ao Reino Unido, definitivamente!

Ah, antes de começar: Quer saber como e quanto custa viajar para o Reino Unido passando pelas melhores cidades, como Glasgow? Confira no site do Visit Britain.

  1. Pra quem curte os ursos e daddies, não pode deixar de ir ao Underground, um bar subsolo incrível!

Por lá você ainda encontra, além de companhia, música ao vivo, karaokê e até bingo! Não disse que era o lugar dos daddies??

Aliás, por Glasglow, são muitas as festas e eventos LGBTs onde Bears e Daddies comparecem literalmente em peso! Sobram opçnoes em noites muuuito animadas…

2. Falando em daddies, além do Underground, tem também a festa DILF Scotland no The Poetry Club, ótima pedida! 
Ah, DILF pra quem não sabe é uma gíria. Significa Dads I’d Like to Fuck. Sim, é isso mesmo.

3. O Glasgow Film Theatre é um cinema conhecido principalmente pela programação que sempre conta com exibição de clássicos LGBTs. O Festival Internacional de Cinema Queer Escocês inclusive acontece por lá todo ano entre Setembro e Outubro.

4. Assim como em toda Escócia, em Glasgow não é difícil se deparar pela rua com homens usando kilt, a tradicional saia escocesa, que diga-se de passagem, originalmente deve ser usada sem cueca.

5. Aliás não só pelas ruas você vê caras usando, como até na boate, olha só!

6. E onde mais no mundo você vai encontrar até taxis gay friendly, me diz?

7. Quer mais? Ok, além do taxi, até as pontes de lá são gay friendly… Sim, eu disse AS PONTES! Dá pra fazer uma sessão de fotos incrível nessa cidade, né?

8. Curte uma pegada mais pesada? Libere seu lado mais selvagem e S&M no Club X, uma boate/bar LGBT onde da decoração aos trajes e público, tudo é justamente pra essa galera.

9. Ok, isso não é uma exclusividade LGBT, mas precisa ser dito: a cidade de Glasgow é linda demais. Como muitos lugares pela Escócia, não é difícil você se sentir no set de um filme medieval, algo como se tivesse alternando entre locações de Harry Potter ou Game Of Thrones.

Seja de longe pela paisagem, como de perto pelos detalhes arquitetônicos, tudo é muito inspirador. Nessa foto acima você vê um detalhe da antiga e renomada Escola de Artes Machintosh Building.


A belíssima Universidade de Glasgow (juro que não é a Escola de Hogwarts na foto acima!) foi eleita a Universidade mais progressista e segura em um ranking da Stonewall’s 2015 Gay Friendly University Guide, que categoriza universidades europeias de acordo com a boa receptividade e tratamento aos alunos LGBT.

10. O mais legal do Polo Lounge é ser este casarão enorme antigo onde, ao entrar, você dá de cara com um bar enorme com sofás super confortáveis (parecem várias salas de estar de casa de rico, sabe?). Perfeito pra beber, conversar entre amigos e procurar um crush. Já descendo as escadas… se prepare pra dançar e rebolar a raba até o chão! Nem parece o mesmo lugar!

O primeiro piso do The Polo Lounge.
O subsolo do The Polo Lounge.

11. Tudo por lá é friendly, inclusive os hotéis. Como era de se esperar pra uma cidade que abraça a diversidade como Glasgow, opções de lugares pra se hospedar e onde você vai ser muito bem recebido, não faltam. Duas opções incríveis são o Double Tree by Hilton Glasgow Central, bem no coração da cidade, com suítes amplas com cozinha compacta, academia e piscina coberta, estrutura completa. E também o futurista Radisson RED hotel, que fica em uma região mais nova da cidade, com arquitetura super moderna e um bar rooftop incrível, além da área de lazer. Das janelas e do rooftop você tem uma vista panorâmica super privilegiada da cidade.

Quarto do hotel Hilton.
Vista do Radisson RED.

12. A Parada LGBT de Glasgow é uma das maiores do Reino Unido, superando até a Parada de Edimburgo, a capital do país, Escócia.

Toda cidade se prepara para o evento que acontece anualmente no mês de Agosto com uma programação completa de eventos culturais e festivais de música.

Quer saber mais como e quanto custa viajar para o Reino Unido passando pelas melhores cidades, como Glasgow? E além disso, ficar sabendo das melhores dicas do que fazer por lá? Confira tudo isso aqui no site do Visit Britain.

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).