O universo de travestis, transexuais e artistas transformistas brasileiros é a temática da peça BR-trans, que entra em temporada na Caixa Cultural, no Bairro do Recife, desta quinta-feira (31) até 9 de fevereiro – sempre das quintas-feiras aos sábados, às 20h.

O espetáculo é idealizado e encenado pelo cearense Silvero Pereira, conhecido por ter interpretado a mulher trans Elis Miranda na novela A força do querer, da Rede Globo. Com direção de Jezebel de Carli, a obra consiste em um monólogo do ator relatando histórias de vida de pessoas do “universo T”, fugindo do óticas estereotipadas.

Em Pernambuco, a temática trans na linguagem teatral foi alvo de polêmica devido ao espetáculo O evangelho segundo Jesus – Rainha do céu, retirado das programações do Festival de Inverno de Garanhuns e do Janeiro de Grandes Espetáculos.

“Justamente por episódios como esses que acho a temática extremamente necessária. Sofri muito para montar As travestidas, um coletivo de teatro LGBT no Ceará. Hoje, somos respeitados. O processo da Renata de Carvalho (atriz que protagoniza a peça citada) é o mesmo. Ela está pagando um preço para que as gerações futuras não paguem ou paguem menos, para que não precisem passar por esse tipo de coisa”, finaliza Silvero.

SERVIÇO

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

BR-Trans

Quando: 31 de janeiro a 9 de fevereiro, das quintas aos sábados, às 20h

Onde: Caixa Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife)

Quanto: R$ 30 e R$ 15 (meia), à venda na bilheteria da Caixa Cultural

Informações: (81) 3425-1915