Em tempos de pandemia, saudades de um bom teatro, né minha filha?

O ator Abilio Tavares – que trabalhou em sucessos como “O Mistério de Irmã Vap” e já escreveu mais de 26 peças, além de ter produzido documentários e programas de televisão – está em cartaz online no Youtube em curta temporada.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Na obra, que é transmitida todo sábado as 19h no seu próprio canal, ele protagoniza a obra “Todo Mundo Quer Ser Dona Margaria”, original de Roberto Athayde. A personagem que dá nome à obra é uma professora autoritária e altamente provocativa. Em sua sala de aula, pouco se fala em liberdade ou autonomia, e por aí, a obra vai colocando o espectador para refletir sobre assuntos como opressão, educação, direitos humanos, dentre outros.

VEJA TAMBÉM:  Anitta participa de live com Miley Cyrus, dança funk, fala de aniversário e novo álbum

Para o ator, o que torna Dona Margarida mais rica é a sua contradição. “Ela é extremamente autoritária, opressora, mas é muito evidente o quanto ela está repetindo com os alunos um modelo que viveu e do qual não consegue se libertar. Ela oprime porque foi oprimida e isso a torna infeliz”, diz Abílio, lembrando-se de um dos princípios da obra Pedagogia da Autonomia, do educador e filósofo Paulo Freire, em que o autor destaca que “quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”.

“Seu desejo de controle total é frágil, e por isso ela precisa, o tempo inteiro, reafirmar a passividade dos alunos, a impotência deles. Em vários momentos, ela afirma que a voz na sala de aula é dela e que os alunos não dizem ou sabem de nada porque são passivos”, finaliza Abílio.

VEJA TAMBÉM:  Homem conta detalhes da luta de seu marido contra o coronavírus: “Um pesadelo!”

O projeto tem dramaturgismo de Nicolas Iso, que junto com Paula Zurawski coordena as ações pedagógicas do projeto; Marco Lima deu consultoria sobre direção de arte e Ewerton Correia participou da pesquisa e colaborou para a direção cênica.

Além da peça em cartaz aos sábados, o ator também está realizando uma série de lives no Instagram todas as terças (de 28 de julho a 25 de agosto) as 19h, onde debate temas como Opressões (4/8), Educação Sexual (11/8), Direitos Humanos e Teatro (18/8) e isolamento social (25/8).

Serviço:

Todo Mundo Quer Ser Dona Margarida (?)
Releitura de Apareceu a Margarida, de Roberto Athayde
De 25 de julho a 23 de agosto de 2020 | Sábados e domingos, às 19h *
* As sessões serão exibidas ao vivo e não ficarão registradas no canal
Acesso gratuito | Onde: YouTube A Dona Margarida Oficial | Duração: 50 min. | Classificação: 12 anos

VEJA TAMBÉM:  Programa da ONU pede que resposta ao coronavírus na América Latina respeite os direitos LGBTI+

Lives Margaridianas com convidados
De 28 de julho a 25 de agosto | Terças-feiras, 19h | Acesso gratuito
Onde: Youtube: A Dona Margarida Oficial

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).