O professor de Direito, advogado e ativista de direitos humanos, Renan Quinalha, está lançando um curso online sobre a História do Movimento LGBT brasileiro em seus 40 anos de luta.
O curso tem por objetivo analisar os principais momentos da constituição do movimento de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) no Brasil, desde os grupos pioneiros que foram organizados ainda no final da década de 1970 até os dias atuais.
VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA: |
---|
Dialogando com algumas das principais teorias sobre os movimentos sociais, o curso pretende discutir como foi possível a emergência do então chamado “movimento homossexual” brasileiro, hegemonizado por homens gays, ainda durante a ditadura instaurada em 1964.
De uma fase marcada pela postura mais abertamente contestatária do Estado e de suas instituições judiciais, será examinado como, a partir de meado dos anos 80, o movimento passa a adotar uma concepção marcada pelo registro legal de suas associações civis, cobrança de políticas públicas, colaboração com o Estado e reivindicações sob a forma do direito.
Além disso, a epidemia do HIV/Aids, sobretudo no início da década de 90, imporá o desafio de reorganização para priorizar a luta por políticas de saúde (prevenção e tratamento) em um contexto de maior diversidade de identidades políticas e de demandas específicas no interior do movimento, sem perder de vista a integração pelo consumo desses segmentos em um mercado com traços específicos.
A partir desse panorama geral, será então possível fazer um balanço das estratégias, conquistas e limites da atuação do movimento LGBT no Brasil na luta por direitos e discutir os desafios postos em relação ao futuro da luta por igualdade material e respeito às diferenças em uma conjuntura de reação moral conservadora e recrudescimento dos autoritarismos.
O curso tem carga horária de 8 horas e acontece nos dias 01, 02, 03 e 04 de junho de 2020 das 20h as 22h.
Renan Quinalha
Professor de Direito da Unifesp, advogado e ativista no campo dos direitos humanos, especialmente na temática da diversidade sexual. Tem formação em Direito e Sociologia na USP, onde também defendeu mestrado em Direito e doutorado em Relações Internacionais. Foi assessor jurídico da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo e consultor da Comissão Nacional da Verdade para assuntos de gênero e sexualidade. Publicou o livro Justiça de Transição: contornos do conceito (Expressão Popular). Co-organizou a obra A História do Movimento LGBT brasileiro: 40 anos de luta por cidadania, lançada em novembro de 2018 pela editora Alameda.
Se interessou? Você pode se inscrever aqui neste link.