O mês de agosto é especial para as mulheres que amam outras mulheres. É nele que é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, data estabelecida por ativistas lésbicas brasileiras em homenagem ao 1º Seminário Nacional de Lésbicas que ocorreu no dia 29 de agosto de 1996. E também o Dia Nacional do Orgulho Lésbico, celebrado no dia 19 de agosto, é dedicado a ativista lésbica Rosely Roth que nesta mesma data liderou a ocupação no Ferro´s Bar em São Paulo, em resposta a agressões lesbofóbicas.

É por isso mesmo que o Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo, preparou uma programação mais do que especial para ELAS.

Além da exposição “Devassos no Paraíso: O Brasil mostra sua cara” que, inspirada na obra clássica de João Silvério Trevisan, conta a trajetória da construção das sexualidades e expressões de gênero no Brasil desde o período colonial. A programação também contará com performances artísticas que ocorrerão nos dias 24 e 25 de agosto.

O evento colabora com a questão da visibilidade e da orientação, sem perder o olhar ativista. É preciso entender que o orgulho e a visibilidade andam juntos para congregar não só a existência da mulher lésbica, mas também as pautas que o movimento reivindica. Nesse ano, estendemos a programação, que se expande além de eventos para incluir intervenções, visitas mediadas e ações educativas por um período maior”, explica Ellen Nicolau, supervisora educativa da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte).

Além de celebrar o orgulho e a visibilidade lésbica, a iniciativa tem o objetivo de salientar a perspectiva histórica de luta das mulheres lésbicas e suas pautas de reivindicação dentro e fora do movimento LGBTI+.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Confira a programação:

PERFORMANCE “L DE LUTA”
Intérprete: Júlia Garcia
Data: 24/08
Horário: 16h
Direção: Bruna Dias
Duração: 30 min
Entrada Gratuita

LEITURA DRAMÁTICA DA PEÇA ROMA
Realização: Companhia De Teatro Íntimo
Data: 25/08
Horário: 15h
Duração: 60 min
Entrada Gratuita

SERVIÇO:
Evento: Mês da Visibilidade e Orgulho Lésbico
Local: Museu da Diversidade Sexual – Rua do Arouche, 24 – Centro de São Paulo
Dias e horários: 20/08 a 31/08, das 10h às 18h.
Valor: Entrada Gratuita