Em curta temporada, está de volta em cartaz o musical “Pacto – A História de Leopold e Loeb”, que conta uma história real acontecida em Chicago na década de 20 do século passado.

A saga de Leopold e Loeb chocou a sociedade na época e até hoje impressiona o mundo por sua perspicácia e frieza.

Usando a paixão incondicional de seu amante secreto (imagina ser gay naquela época? era praticamente ser cúmplice!) para ajudar a realizar e encobrir seus crimes, a psicopatia de Leopold – que vive sempre em busca de um novo crime – começa de maneira discreta provocando roubos e incêndios e vai avançando até chegar ao nível de planejar e executar o assassinato de um jovem de 14 anos. O motivo? O simples desafio e prazer de cometer um crime perfeito sem que ninguém os descobrissem. 

Na época em que ocorreu na vida real, a história da dupla e o assassinato ganhou a mídia americana sendo classificado como “O Crime do Século”. Dois jovens homossexuais amantes, inteligentíssimos e extremamente mal intencionados na tentativa de provarem serem verdadeiros “Super Homens”, acima do bem e do mal.

Dividido entre o bom senso e a paixão pelo homem que amava, Leopold se deixa levar e entra na loucura ou psicopatia do amado com medo de perdê-lo caso recusasse fazer parte de seus planos… ou estaria ele fazendo tudo de maneira premeditada afim de uní-los de maneira indissolúvel ainda mais? O casal chega a assinar um pacto de lealdade de sua ilegalidade tanto no amor quanto nos crimes, daí o nome do musical…

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Encenado no Off-Broadway, Thrill Me – The Leopold and Loeb Story (no original), recebeu excelentes críticas e inúmeras indicações a prêmios, incluindo de Melhor Musical pelo Drama Desk Award, e já foi realizado em vários países como Coréia do Sul, Grécia, Austrália, Japão, Espanha, Alemanha, Bélgica, Escócia, Áustria, Canadá, Argentina, China e, agora, segue com sua primeira montagem no Brasil.

“De tirar o fôlego. Extremamente virtuoso”, destacou o jornal The New York Times. “Um musical habilidoso e sofisticado. Emocionante”, publicou o London Evening Standard, e foi exatamente este universo fascinante que atraiu os atores idealizadores Leandro Luna e André Loddi. 

No elenco de Pacto, Leandro Luna – vencedor do Prêmio Bibi Ferreira 2016 de Melhor Ator pelo espetáculo Meu Amigo, Charlie Brown – Um Musical da Broadway, no papel do carismático Charlie Brown – interpreta Nathan Leopold, e comenta: “quando terminei de ler o roteiro pela primeira vez, fiquei em êxtase, dominado pela vontade de topar o desafio de contar essa história nos palcos, e, ao mesmo tempo, senti uma emoção e comoção muito grandes com o fato dessa história ter sido verídica, o que me instiga a pensar sobre os limites da consciência humana.” 

E André Loddi, no papel de Richard Loeb, comenta: “já conhecia esse musical há alguns anos, e hoje vejo como ele é único. É raro encontrar uma obra musical com personagens e dramaturgia tão densas e complexas como ‘Pacto’”.

O musical tem texto, música e letras assinados por Stephen Dolginoff. Formado pela Universidade de Nova Iorque – Tisch School Of The Arts; com bacharelado em Dramatic Writing, recebeu indicação ao Drama Desk Award por melhor musical e melhor roteiro musical; indicação ao Outer Critics Circle Award por melhor musical Off-Broadway; e recebeu o prêmio de ASCAP Music Award pela produção Nova Iorquina de Thrill Me: The Leopold And Loeb Story, no York Theatre Company.

Ficha Técnica:

“Pacto – A História de Leopold & Loeb”
Teatro Opus

Shopping Villa-Lobos
Av. das Nações Unidas, 4777, 4º piso – Alto de Pinheiros
Temporada: De 3 de julho a 1 de agosto de 2019
Quartas e quintas-feiras, às 21h
Sessões extras dias 9 e 30 de julho, terças, às 21h*

Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Ingressos a venda em https://uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/pacto-a-historia-de-leopold-e-loeb-7437

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).