Lembram do João Silvério Trevisan? Aquele senhor extremamente carismático e inteligente que deu uma entrevista incrível sobre como é ser gay e idoso em um dos vídeos mais sensíveis do Põe Na Roda (em muito, graças a presença dele)?

Então, João Silvério Trevisan é jornalista, escritor, cineasta, pesquisador e ativista LGBT. Em 1986 ele lançou um livro que há muitos anos já estava esgotado e agora será re-lançado em versão atualizada, com sessão de autógrafos e bate papo com convidados nesta quarta-feira 12 de setembro.

Como diz o subtítulo de “Devassos No Paraíso” trata da história da homossexualidade no Brasil da colônia à atualidade.

No livro você vai ficar sabendo a nossa História da maneira que jamais aprendemos na escola, até porque poucos registros históricos existem desde os tempos onde homossexualidade era vista como pecado, ou pior, crime previsto na lei.

Desde as tribos indígenas que não tinham qualquer problema com as diversas variáveis da sexualidade humana quando os portugueses chegaram aqui até a cruel perseguição da inquisição católica durante o período colonial, passando por séculos até um passado recente de algumas décadas atrás, onde ainda quem frequentava boate gay, por exemplo, podia ser levado de camburão à delegacia simplesmente por estar em um espaço do tipo. Já imaginou?

Se trata de uma obra essencial, obrigatória a qualquer LGBT que queira se conscientizar sobre a sua história. Nela, João ainda revela expressões usadas em épocas diferentes para se referir a gays e lésbicas em diferentes períodos, fazendo um estudo pioneiro sobre a História da homoafetividade no Brasil até os dias de hoje onde – embora ainda exista muita homofobia e violência lgbtfóbica – já temos alguma visibilidade na mídia, apoio popular, casamento e adoção, ainda que exista um longo caminho pela frente até a plena igualdade e garantias destes direitos na lei.

O lançamento acontece nesta quarta-feira as 19h com direito a bate papo com o autor, Ivam Cabral e mediação da cartunista Laerte. Não dá pra perder, né? Corre lá garantir seu exemplar e conversar com o autor! Confirme presença e veja mais informações na página do evento no Facebook.

Endereço:
Casa do Baixo Augusta
Rua da Consolação X Rua Rego Freitas (em frente a igreja da consolação)
Maiores informações: 3129-7449

Assista também:

Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).