No último dia 09 de janeiro o Centro de Arte e Cultura de Bangkok (BACC) e a Fundação “Sunpride” anunciaram seus planos para a segunda exposição de arte LGBTQ na Ásia. A exposição que leva o nome de “Spectrosynthesis II – Exposição da tolerância LGBTQ+ no Sudeste Asiático” irá ocorrer entre os dias 23 de novembro de 2019 até 01 de março de 2020.


Assista também:



Michael Ishaowanasai, Portrait of Man in Habits #1 (2000). 
Courtesy of Michael Ishaowanasai and the Sunpride Foundation

Patrick Sun, fundador e diretor executivo da  Fundação “Sunpride” disse que Bangkok é uma das cidades mais inclusivas e amigáveis à comunidade LGBTQ+ da Ásia e completa: “É particularmente relevante que nossa exposição ocorra em um momento em que o governo tailandês anunciou um novo projeto de lei que apoia parcerias civis entre pessoas do mesmo sexo na Tailândia.”

O objetivo da exposição, de acordo com o Patrick Sun, é compartilhar experiências pessoais dos artistas LGBTQs, como a aceitação, as lutas pelo tratamento igualitário, as diversas formas de amor e todas as outras questões que defendem a diversidade.


Maitree Siriboon, Isan Boy Soi 4 No. 3 (2009). 
Courtesy of Maitree Siriboon and the Sunpride Foundation

Entre os artistas que participarão da exposição estão Sornchai Phongsa e Piyarat Piyapongwiwat da Tailândia, Maria Taniguchi das Filipinas e o japonês Samson Young de Hong, entre outros grandes nomes.

Em sua primeira exposição, a “Spectrosynthesis”, Patrick Sun observou que as artes que foram expostas abordavam temas como identidades e questões LGBTQ+ no mercado de arte asiático e completou :  “Em Taiwan, há um número crescente de jovens artistas gays que pintam mais livremente agora. É estimulante ver que há uma maior motivação para os artistas se expressarem, assim como um mercado mais entusiasta é aquele que está pronto para abraçar esses trabalhos. No geral, estamos muito satisfeitos em ver – e é algo que almejamos na Fundação Sunpride – artistas que agora estão mais dispostos a se expressar livremente e serem fiéis a eles mesmos e a serem quem são. Isso faz o nosso trabalho valer a pena. ”

Maikon Stefan
Amante do teatro, tv e de Harry Potter, formado em Técnico em Administração e Bacharel em Ciência e Tecnologia (UNIFESP-SJC). Atualmente cursa Engenharia de Materiais (UNIFESP-SJC). Também foi Presidente da Empresa Júnior (Ectm Jr). "Me chama pra causar que eu vou".