No dia 23 de janeiro, quinta-feira, acontece o lançamento e cine-debate do documentário Gordxs, de Ivson Santo. Haverá bate-papo mediado pelo filósofo e pesquisador Ali Prando, com xs cineastas Ivson Santo e Bárbara Galvão, a antropóloga Beatriz Klimeck e o escritor Marco Magoga. A entrada é gratuita.

Gordxs é um documentário inédito sobre as vivências relacionadas aos corpos e às sexualidades de quatro jovens pernambucanos, Anico Perfler, Carol Stadtler, Wanderson César e Katarina Mendes. Da escola aos desafios atuais de ser LGBTQIA+ em um corpo visto pela sociedade como não sendo o ideal, os depoimentos de cada um traçam um panorama de como a comunidade pode melhorar o tratamento para com seus próprios companheiros de luta.

O documentário tenta combater a visão determinista de que corpos gordos são doentes amplamente corroborada por programas televisivos que mostram perda de peso como única forma de alcançar a beleza. Ao mesmo tempo, discute como esses padrões se refletem nos relacionamentos de pessoas gordas LGBTQIA+” explica o diretor Ivson Santo. “É preciso mais do que nunca discutir que tipo de imagens e estereótipos são criados sobre pessoas que têm corpos considerados desviantes, e colocar em cheque o quê a arquitetura e os espaços normativos tem colocado em termos de opressão à essas subjetividades”, complementa o filósofo Ali Prando.

O evento também exibirá o documentário (Des)proporcional, de Bárbara Galvão, que conta a história de sete mulheres com os seus corpos gordos, do preconceito à aceitação e amor próprio. Apesar de vidas, idades e contextos diferentes, seus tamanhos e o atravessamento de gênero fazem com que tenham em comum a luta por respeito à sua carne diante de uma cultura da beleza resumida em padrões inatingíveis. 

Sobre xs debatedores:

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

Ivson Santo – Recifense, é radialista de formação pela UFPE. Iniciou sua carreira no meio audiovisual ainda cursando a faculdade com a direção de curtas. Paralelamente, desenvolveu-se na fotografia de moda trabalhando na marca de acessórios Trocando em Miúdos. Hoje, segue como roteirista, fotógrafo, diretor e estuda relações de beleza e poder no audiovisual. Acredita que beleza e acesso devem ser universais.

Ali Prando Filósofo. Pesquisador pelo CNPq com as temáticas de gênero, sexualidade e feminismo através de perspectivas butlerianas. Entrevistou mais de 200 ícones POP – de Caetano Veloso à Charli XCX, de Elza Soares a Pabllo Vittar. No Brasil, criou o curso ‘Politizando Beyoncé’,considerado pelo HuffPost como “tudo o que você precisa e não sabia”. Criou também o curso ‘Björk – Paradigmas do Pós-humanismo.exe’, incluído na exposição internacional ‘Björk Digital’ durante sua passagem pelo país.

Bárbara Galvão – Jornalista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduanda em Psicologia. Pesquisadora e ativista na causa da gordofobia e padrões estéticos. 

Beatriz Klimeck é antropóloga, mestranda em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), e ativista. Pesquisadora-membro da organização internacional Academy for Eating Disorders, da organização local-global Endangered Bodies e do Grupo Corpo e Cultura. Possui um canal no Youtube chamado “Você é o seu transtorno alimentar”.

Marco Magoga – Existe como pessoa gorda e é ativista por opção e necessidade. Pedagogo de formação, acredita que ser gordo é normal, e que as pessoas podem aprender a ser a melhor versão de si mesmas, inclusive não-gordofóbicas.

Serviço:

Evento: Lançamento e cine-debate do filme Gordxs com o diretor, Ivson Santo.
Quando: Quinta-feira, dia 23 de janeiro, das 19h às 22h
Local: Tapera Taperá (Av São Luís, 187, 2º andar, loja 29 – República – Metrô República)

ENTRADA GRATUITA | EVENTO NO FACEBOOK: GORDXS

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 150 milhões de visualizações e 1 milhão de inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).