A esperança novamente é o tema escolhido para o Seminário Velhices LGBT, que chegou na sua terceira edição. Organizado pela ONG Eternamente SOU, o evento trata exclusivamente da vivência e necessidades de pessoas LGBTs na terceira idade.

“Acreditamos também que a esperança seja pertinente nesse momento, tanto pela história de repressão à comunidade LGBT no Brasil, quanto pela marginalização que as Velhices LGBT estão submetidas socialmente, através da invisibilidade e maior exposição às vulnerabilidades sociais”, afirma o release do evento que busca uma velhice digna para todas as pessoas.

A abertura do evento será no dia 26 de junho de 2019 as 19 horas, com presença de autoridades, artistas, convidados e parceiros.

No dia seguinte, 27 de junho de 2019 das 09h às 18h, a primeira mesa do evento será protagonizada por pessoas idosas LGBT, que ocuparão com pertencimento seu lugar de fala numa roda de conversa sobre histórias de resistência e lutas contra o preconceito e violência.

No período da tarde, o evento contará com a presença de Federico Armenteros – Fundación 26 de Diciembre – Madrid que apresentará a formação e implantação da primeira Instituição de Longa Permanência para pessoas idosas LGBT pública do mundo, com a participação especial da secretária municipal de direitos humanos e cidadania, Dra. Berenice Giannella.

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

O tema principal do evento, Caminhos para a esperança do envelhecer, fechará o dia conduzido pela Edith Modesto, professora que é uma das principais referências brasileiras em estudos sobre sexualidade e gênero, assim como os demais participantes da mesa, João Silverio Trevisan e Maria Berenice Dias, principais nomes da história do movimento e dos direitos LGBT nacional, numa importante reflexão sobre as conquistas e os caminhos que deverão ser percorridos para que, num futuro próximo, pessoas idosas sejam acolhidas e reconhecidas em sua diversidade, com
acesso digno aos serviços e as políticas públicas existentes, para atendimento digno às demandas do envelhecimento e velhice.

O evento contará também com participações especiais, dentre elas, a Tchaka – Rainha das Festas, que conduzirá as atividades do dia com muito bom humor e maestria, contextualizando e contribuindo com as reflexões provocadas ao longo do evento.

O III Seminário Velhices LGBT acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, comprometida com a formação de políticas públicas para a população idosa LGBT, assim como o SESC, que acredita na importância dessa visibilidade a fim de tornar a sociedade muito mais justa e solidária à diversidade.

3º Seminário Velhices LGBT: resistência, superação e um legado de esperança

Cerimônia de Abertura
26 de junho de 2019
19h às 22h
Teatro SESC POMPÉIA – Rua Clélia, 93 Pompeia/SP

Seminário
27 de junho de 2019
8h às 18h
Teatro SESC POMPÉIA – Rua Clélia, 93 Pompeia/SP
Entrada: 2 kg de alimentos não perecível.

Avatar
Criador Põe na Roda, canal do youtube de humor e informação LGBT desde 2014, com mais de 100 milhões de visualizações e 800 mil inscritos. Autor do livro "Um Livro Pra Ser Entendido", que desmistifica questões do mundo gay e sobre ser LGBT para todos os públicos. Também foi roteirista de TV (Amor & Sexo, Adnight, CQC, Furo MTV) e colunista (Folha de S. Paulo).