Faltam poucos dias para a 23ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e preparamos uma lista com alguns dos eventos que acontecem na semana da Parada LGBT.

A Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGBLT SP), ONG responsável pela maior Parada LGBT do mundo, junto com outras ONGs LGBTs, coletivos e militantes independentes, além de definir o tema, slogan e a justificativa de toda Parada desse ano, também se discutem quais eventos vão fazer parte da semana.

O tema da Parada LGBT é “50 anos de Stonewall” e o slogan: “Nossas conquistas, nosso orgulho de ser LGBT+“. A escolha deste tema se deu porque, em 28 de junho de 1969, a “Rebelião de Stonewall“, ocorrida no pub (que deu nome ao fato) localizado na cidade de Nova York (EUA), é considerada um marco importante na luta pelos direitos e visibilidade da comunidade LGBT+ no mundo.

E em 2019, fará 50 anos de existência, ou seja, aniversário importante para que toda a comunidade LGBT+ se lembre que toda a visibilidade conquistada até hoje, veio dessa força de enfrentamento, resistência, visibilidade e luta por direitos e respeito.

Confira alguns dos eventos que acontecem na semana da 23º Parada LGBT de São Paulo:

VÍDEO NOVO DO PÕE NA RODA:

2ª marcha do Orgulho Trans

A concentração será as 17h no Largo do Arouche em São Paulo. A marcha é evento para juntar vozes representativas e buscar uma visibilidade mais justa e igualitária das demandas das pessoas trans. Saiba mais informações no site: orgulhotrans.com.br. Atrações: Pepita, Nininha Problematica, Danny Bond, Kaique Theodoro, Renata Peron, Demétrio Campos, Ákira Avalanx, DJ Kiara Felippe, Ariel Rocha, Zaila, Tiely Queen, Bonnie Silva, DJ Obrun

SERVIÇO:
Data e Horário: Sexta-feira, 21 de junho de 2019, das 17h às 22h
Local: Largo do Arouche – São Paulo
Gratuito

2ª marcha do Orgulho Trans – Dia 21 de junho, concentração será as 17h no Largo do Arouche em São Paulo.

Cine na Praça – Ciclo Orgulho LGBTQIA+ promovido por Uber

Realizado desde 2012, projeto ocorre na Praça Victor Civita com programação na temática focada no orgulho LGBTQIA+ entre 6 e 27 de junho, sempre às quintas-feiras, com exibições semanais gratuitas.
Na sexta, dia 21/06, será realizada sessão especial com roda de conversa e apresentação musical do cantor Jaloo.

SERVIÇO:
Datas, Horários e Filmes:
• 06/06 (quintas-feira) às 19h – “Bohemian Rhapsody“, na foto com o ator Rami Malek (Reino Unido, EUA, 2018);
• 13/06 (quintas-feira) às 19h – “XXY” (França, Argentinha, Espanha, 2007);
• 20/06 (quintas-feira) às 19h – “A Garota Dinamarquesa” (Reino Unido, EUA, 2015);
• 27/06 (quintas-feira) às 19h – “Desobediência” (EUA, 2018);
• E sessão especial 21/06 (sexta-feira) às 18h – “Paraíso Perdido” (Brasil, 2018).
Local: Praça Victor Civita – Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros – SP/SP
Ingresso: Gratuito (Não é necessária inscrição)

19ª Feira Cultural LGBT de São Paulo – A Feira Cultural LGBT já é tradição na semana da Parada. Ocupando toda a extensão do Vale do Anhangabaú, reúne tendas comerciais com produtos dos mais variados segmentos, como moda, acessórios, livros, calçados, perfumes, artes plásticas, decoração, música, vídeo, artigos esotéricos, entre outros. Há também uma praça de alimentação e um setor específico para divulgação dos trabalhos de Organizações Não Governamentais (ONGs) e demais entidades que apoiam a causa LGBT.

SERVIÇO:
Data e Horário: Quinta-feira, 20 de junho de 2019 (feriado Corpus Christi), das 10h às 22h
Local: Vale do Anhangabaú – Centro de SP/SP
Gratuito

Literatura LGBT: 4º Bate-papo e Venda de Livros LGBTs:

No dia 20/06, durante e parte da programação da 19ª Feira Cultural LGBT, será realizado o 4º Bate-papo e Venda de Livros LGBTs com Autores/Editoras, que ficará instalado em uma tenda no Vale do Anhangabaú, onde diversos Autores / Editoras estarão expondo, vendendo e conversando sobre sua produção literária LGBT. Projeto é idealizado pelo jornalista, blogueiro e escritor LGBT premiado Fabrício Viana, o qual estará presente na tenda entre os outros participantes: Alice Reis, Fabrício Viana, Karina Dias e a editora Vira Letra.

SERVIÇO:
Data: Quinta-feira, 20/06
Horário: das 10h às 22h
Local: Vale do Anhangabaú – Centro de SP/SP, na Tenda de Literatura LGBT da Feira Cultural LGBT
Gratuito

4º Bate-papo e Venda de Livros LGBTs

3ª Cãominhada da Diversidade

Pelo terceiro ano seguido, cachorros, tutores e amantes dos animais vão dominar as ruas do centro de São Paulo durante a terceira edição da “Cãominhada” emplacando o tema “Família Multiespécie“. O evento, que também integra a programação da 19ª Feira Cultural LGBT, é uma iniciativa da Comissão de Direitos dos Animais da OAB/SP – Jabaquara, Celebridade Vira-Lata e Marcelinho Protetor em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOGLBT SP).

SERVIÇO:
Programação:
• 09h00 — Concentração para a Cãominhada
• 10h00 — Largada
• 11h00 às 15h00 – Sorteios, dicas de comportamento animal, brindes, informações sobre o mundo pet, atividades para os donos e seus animais de estimação.
Data: Quinta-feira, 20/06
Horário: das 9h às 15h
Local: Vale do Anhangabaú – Centro de SP/SP
Inscrição: Faça sua inscrição no link “obter ingressos” bit.ly/caominhadadadiversidade e participe dos sorteios exclusivos
Gratuito: Os participantes são convidados a doar 1kg de ração para cão ou gato

– ParadaSP Fest com Mel C e Sink the Pink

A APOGLBT SP traz a grande novidade deste ano de 2019, o seu primeiro evento fechado e com venda de ingressos: a ParadaSP Fest. Caracterizando como um festival de música que acontece dia 21 de junho no clube Áudio, na zona oeste da capital paulista, já estreia em grande estilo.
A cantora britânica e eterna Spice Girl (“Sporty Spice”), Melanie C, será a atração principal do evento, que terá as drag queens Sink the Pink, do famoso clube noturno londrino homônimo, além de 8 horas de música com 24 DJs revezando em ritmos do pop e eletrônico.

SERVIÇO:
Data e Horário: Sexta-feira, 21 de junho de 2019, a partir das 22h
Local: Audio – Av. Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca – São Paulo/SP
Ingressos: Pista, a partir de R$105,00 + Taxas (parcelas em 12x) — clique aqui
Classificação: 18 anos

19º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade LGBT+

Homenagem da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo a pessoas físicas ou jurídicas que fizeram algo em prol da comunidade LGBT+. A premiação antecede o ParadaSP Fest, onde dividirão o mesmo palco da Áudio, e entregarão os prêmios das sete categorias: Audiovisual, Iniciativas ou Ações Pró-LGBT, Marca ou Campanha de Marketing, Digital Influencer, Celebridade Aliada, Esportes e Especial.

SERVIÇO:
Data e Horário: Sexta-feira, 21 de junho de 2019, das 19h às 20h30
Local: Audio – Av. Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca – São Paulo/SP
Evento fechado

POC CON: Feira de quadrinhos e artes gráficas protagonizada por artistas LGBTQ+ em São Paulo

Organizada por Mário César (Bendita Cura) e Rafael Bastos Reis (Pornolhices) , a POC CON pretende reunir e dar visibilidade aos talentos multicoloridos das artes gráficas em uma feira aberta ao público na época da parada do orgulho LGBTQ+ de São Paulo. Serão 69 artistas expondo seus trabalhos em 50 mesas, além dos dois artistas que também são organizadores do evento. A lista dos autores que irão expor seus trabalhos pode ser conferida em: clique aqui

Para ajudar com os custos do evento, está ocorrendo a venda do Kit Gay da Poc Con com pôster oficial, cartela de adesivos, botton, bolachas de chopp, ímã de geladeira e uma sacola. O kit está à venda pela loja do site e pela página do Facebook e será entregue no dia do evento (e não enviados pelo correio).

SERVIÇO:
Data e Horário: Sábado, 22 de junho de 2019, das 10h às 19h
Local: Rua Domingos de Morais, 1581 – Vila Mariana – São Paulo/SP
Gratuito: Obs.: Por questões de segurança e conforto, mesmo o evento sendo gratuito, haverá controle na entrada para evitar problemas com a circulação do público na feira.

Crédito: Andre Manesco/reproduçãoArte produzida por Sandro Manesco, da série “Laços“, onde é contada a história de André, um rapaz comum, que sofreu no passado por ser LGBT e que, agora, luta contra os transtornos psicológicos causados por esse trauma.