Canadá muda letra do hino nacional para respeitar neutralidade de gêneros

0
34

O Senado canadense aprovou na quarta-feira (31) uma lei para mudar uma das estrofes do hino nacional do país. A medida busca garantir a neutralidade de gênero no texto substituindo as palavras “filhos” (‘thy sons’) por “todos nós” (‘all of us’).

O primeiro-ministro do país, Justin Trudeau, votou a favor da alteração, que havia sido proposta, sem sucesso, em outras ocasiões. A proposta aprovada foi apresentada pelo parlamentar Mauril Bélanger, do Partido Liberal do Canadá, falecido em 2016.

Para entrar em vigor, a medida ainda precisa da aprovação da governadora-geral canadense, Julie Payette, que representa oficialmente a monarquia britânica no Canadá.

(continua abaixo)

Vídeo novo:



O projeto de lei prevê a substituição das palavras “vossos filhos” (“thy sons”) por “todos nós” (“all of us”). Isso porque, em inglês, o termo “sons” se refere apenas a filhos do sexo masculino.  A letra em inglês de “O Canada” foi escrita em 1908 por Robert Stanley Weir. A canção se tornou o hino nacional do Canadá em 1980 e, desde então, 12 projetos de lei foram apresentados com a intenção de alterar a menção a “filhos” na letra. A versão em francês não possui a mesma expressão.

A ideia começou a ganhar força em 2013, com uma campanha encabeçada por uma série de influentes mulheres canadenses, incluindo a escritora Margaret Atwood e a ex-primeira-ministra Kim Campbell.


Veja também:

Comentários: